segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eventos na baixada

Eventos para todo mês de junho,julho e agosto ,aqui nesse site podese encontrar: clique aqui

Capoeira

Segue a programação do 2º Encontro Feminino de Capoeira - Baixada Santista: Dia 21/09/2008 (Domingo) 15 horas - Abertura e aula com a C.M. Kátia (Capoeira Equilíbrio) 16 horas - Bate-papo com as mulheres mais graduadas da Baixada Santista 17 horas - Roda 18 horas - Encerramento A entrada será um quilo de alimento não perecível Um Abraço, Instrutora Kelly Ferreira

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Eventos na baixada

Hair Santos 2009

HAIR SANTOS 2009
CONVENTION
17 - 18 e 19 de JULHO DE 2009
Das 14.00 as 23.00 h.
HOMENAGEM AO PROFISSIONAL DA BELEZA

Local: A.A. PORTUÁRIOS

Santos uma das cidades mais antigas do Brasil e a mais nova cidade Petrolífera abrigará no mês de Julho a Primeira convenção de Profissionais da Beleza da Baixada Santista.
Cabeleireiros, Manicures, Esteticistas, Podólogos, fisioterapeutas, massoterapeutas, proprietários de clinicas e salões de beleza e muito mais participarão deste grandioso evento.
Fabricantes e distribuidores estarão comercializando seus produtos com preços especiais diretamente ao público participante e visitante.
Estaremos realizando Palestras, Workshops, Shows, DJ!s Desfiles, Transformistas e um GRANDE CONCURSO com premiações para os profissionais.
O evento será amplamente divulgado nos principais meios de comunicações de Santos e região.

RESERVE JÁ O SEU ESPAÇO

FICHA TÉCNICA
HAIR SANTOS CONVENTION 2009-
Local: A.A. PORTUÁRIOS – Rua Joaquim Távora, 424/428 – Santos – SP
Data: 17,18 e 19 de JULHO de 2009 das 14:00 as 23:00 hs.
Preços: Stands básicos R$ 150,00 m².
Stands com ar condicionado R$ 200,00 m². Pagamento: 50% sinal e 50% em 02 cheques p/ 30/60 dd.
Divulgação: TV, Rádios, Jornais, Revistas, Fixação de Cartazes em locais públicos e privados, Cartazes de Muro (lambe-lambe) em toda Baixada Santista, Mídia Impressa e Eletrônica.

Realização

OURO EVENTOS

depto. de vendas

Jose Marcio Eugenio (13) 3014-3731

josemarcioeugenio@gmail.com

Historia do guarujá

HISTÓRICO
Fundada em 02 de Setembro de 1.893, como empresa balneária com capital de 600 mil contos, Guarujá, contava com um hotel, um cassino e 50 chalés. Passou a Prefeitura Sanitária de Guarujá em 1.926 e somente em 1.947 conseguiu conseguiu completa autonomia, pela lei dos Municípios.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O Município de Guarujá encontra-se localizado no Estado de São Paulo, na 2ª Região Administrativa, sub região de Santos, que compreende o litoral segundo Reforma Administrativa Regional. São seus limites o Município de Santos, do qual o separa o Canal de Bertioga, e o Oceano Atlântico. Situa-se na Ilha de Santo Amaro, que ocupa Integramente e dista 82 quilômetros da Capital.

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA
Área ocupada 137 Km².

CLIMA
Intertropical:
Quente e úmido.
Temperaturas: Máxima 38º C; Mínima 10º C.
A média de precipitação pluviométrica anual, que é causada pela ocorrência de chuvas na cidade, é de 178,5 mm.

GEOMORFOLOGIA
A sede municipal está a uma altitude média de 2,00 metros acima do nível do mar.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
23º latitude sul, 46º15 longitude Oeste.

A área do Município é constituída pela Ilha de Santo Amaro, banhada a oeste pelo estuário de Santos, ao norte pelo canal de Bertioga e ao sul e leste, pelo Oceano Atlântico.

O relevo da Ilha de Santo Amaro é decorrência de sua situação geográfica. Sob este ponto de vista, toda a Baixada Santista é constituída por um embasamento cristalino de idade pré-devoniana e por uma cobertura sedimentar cenozóica. Onde o embasamento aflora, surgem os morros.

Assim, basicamente é constituída por regiões acidentadas, onde aflora o embasamento cristalino e plantas nas áreas de sedimentação. Como as áreas urbanas desenvolveram-se nas áreas planas, pode-se afirmar que tanto o Guarujá como Vicente de Carvalho, apresentam uma topografia plana, com pequenas diferenças de cota entre os pontos altos e os baixos. Muitas de suas áreas foram conquistadas aos mangues, através de aterros.

POPULAÇÃO
Segundo o censo/2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população fixa da Ilha de Santo Amaro é de 265.155 habitantes. Deste total, 136.830 pessoas residem no distrito de Vicente de Carvalho e 128.325 em Guarujá.

Historia de Mongaguá

1957 2005


História

O português Martim Afonso de Souza desembarcou na Ilha de São Vicente em 22 de Janeiro de 1532, criando o primeiro núcleo populacional do Brasil, uma história rica, com muita beleza natural e nessa história está a cidade de Mongaguá que pertenceu por muitos anos a São Vicente, se libertou em 24/12/1948 quando passou a ser do Município de Itanhaém.

Origem do Nome

No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dados pelos índios, que quer dizer: "Água Pegajosa", Mongaguá teve outros nomes como: "Terra dos Santos dos Milagres" e "Terra dos Padres".

Emancipação

É criado em 24 de Dezembro de 1948 o Distrito de Mongaguá, pela Lei nº 233. Mongaguá, que pertencia a São Vicente, passou a incorporar o município de Itanhaém. Com a criação do Distrito de Mongaguá o desenvolvimento no setor comercial toma uma grande impulso. Em menos de 10 anos, após a criação do Distrito de Mongaguá, o movimentos de emancipação tomou conta de cada esquina, pois a cidade atendia às exigências da Lei de Emancipação. O povo é convocado para participar desse movimento. Só que esse sonho quase se torna um pesadelo, pois o IBGE, instituto que faz recenseamento, o qual publicara em 1950 os números de habitantes de Mongaguá: 444 homens e 382 mulheres num total de 826 habitantes. Graças a colaboração da Empresa Elétrica de Mongaguá que tinha o controle das moradias particulares, constatou-se que com a população flutuante da cidade, estavam cadastrados 6.000 habitantes.

Criação do Município

Cumprida então as formalidades legais, foi marcada a 7 de Dezembro de 1959 o plebiscito determinado pela Assembléia Legislativa de São Paulo é marcado pelo juiz de 119ª Zona Eleitoral a eleição do plebiscito. E o desejo da população de Mongaguá foi alcançado com uma votação esmagadora e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de Dezembro de 1959 o governador, Dr. Jânio da Silva Quadros assina a Lei e Mongaguá é elevado a categoria de Cidade, pela criação do Município.

A data do aniversário de Mongaguá ficou com a data do plebiscito de 7 de Dezembro de 1959 e não com a data da elevação a categoria de Município de 31 de Dezembro de 1959.

Historia de Itanhém


Itanhaém na Época da Fundação
ITA HAÊ = (BACIA DE PEDRA)

Gabriel Soares de Sousa, em seu livro "Tratado Descritivo do Brasil em 1587", alega que os índios tamoios faziam fronteiras com os guaianazes, os quais tiveram sua demarcação ao longo da costa por Angra dos Reis até o rio de Cananéia, onde ficavam vizinhos com outra casta de gentios, que se chamavam carijós. Os guaianazes tinham continuamente guerra com os tamoios de um lado e com os carijós de outro, matando-se uns aos outros cruelmente.

Os guaianazes não eram maliciosos, nem refalsados, mas simples e bem acondicionados, facílimos de crer em qualquer coisa, tribos de pouco trabalho, não se utilizavam da lavoura, viviam da caça e pesca, além de frutas silvestres que a mata lhes dava; porém, eram grandes flecheiros e inimigos de carne humana. Não matavam aos que cativavam, mas aceitavam-nos por escravos. Se encontrassem com gente branca, não faziam nenhum dano, antes boa companhia e quem tivesse um escravo guaianaz não podia esperar dele nenhum serviço, pois era folgado de natureza e não sabia trabalhar. Eles não costumavam fazer guerra aos seus contrários, fora de seus limites, nem iam buscá-los em vivendas, porque não sabiam pelejar entre o mato, senão no campo aonde viviam, e se defendiam com seus arcos e flechas dos tamoios, quando entravam em guerra. Alguns não viviam em aldeias com casas arrumadas, como os tamoios, seus vizinhos, mas em covas pelo campo, debaixo do chão, onde têm fogo de noite e de dia e fazem suas camas de rama e pele de animais que matavam. A linguagem era muito diferente de seus vizinhos, mas entendiam-se com os carijós.

As informações que se dispões sobre os habitantes da costa brasileira em 1500 são provenientes dos relatos escritos por europeus da época, os chamados cronistas, e de vestígios materiais recuperados por arqueólogos. Somando esses dois tipos de informação, escrita e material, e tendo como referência o modo de vida de grupos indígenas da atualidade podemos então fazer uma reconstituição de como estavam organizados os índios na época em que chegaram os europeus.

Os principais fatos comentados nos documentos escritos no século XVI são aqueles que causaram maior impacto aos primeiros observadores. Foram relatados levando em conta seu aspecto curioso, pitoresco. Mas uma análise detalhada dessas fontes de informações mostra que, além dos comentários sobre as diferenças de hábitos, existem descrições de aspectos da vida cotidiana dos índios. São descritas as casas, o modo de organização, os objetos fabricados e utilizados, a maneira de comer e a forma de conseguir alimentos. Assim, os vários hábitos e costumes registrados nos relatos permitem entender melhor o modo de vida dos habitantes do Brasil, e, em nosso caso, da costa sul paulista, nessa época.

De acordo com Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, arqueóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, autora do material didático "O Encontro Entre Culturas", os vários grupos de índios que entraram em contato com os europeus no século VI falavam uma língua semelhante. Eles podiam se comunicar entre si ao longo de toda a costa. Os estudiosos de línguas os classificaram como integrantes de um grande conjunto lingüístico chamado Tupi-Guarani. Não formavam uma única sociedade, às vezes os grupos eram rivais uns dos outros. Mas mesmo tendo recebido várias denominações, como tupinambás, tamoios, tupiniquins, carijós e guaranis, possuíam um modo de vida parecido, culturas semelhantes, sendo as diferenças apenas regionais. Esses grupos indígenas foram descritos pela primeira vez na carta de Pêro Vaz de Caminha: "Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e setas... traziam o lábio de baixo furado e metido nele um osso branco e realmente osso, do comprimento de uma mão travessa e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador: "Metem-nos pela parte de dentro do lábio, e a parte que fica entre o lábio e os dentes é feita à roque-de-xadrez, ali encaixado de maneira a não prejudicar o falar, o comer e o beber".

O adorno descrito por Caminha é denominado tembetá e pode ter várias formas. Os conhecidos até agora são de pedra, osso ou resina. Como se tratava de um hábito muito diferente, o uso do tembetá é mencionado em quase todas as narrativas e crônicas referentes aos habitantes da nova terra.

Hans Staden é quem fornece informações sobre o significado do uso desse adorno pelos integrantes do grupo do sexo masculino: "No lábio inferior têm um grande orifício e isso desde a infância. Fazem, nos meninos, com um pedaço aguçado de chifre de veado, um pequeno furo através dos lábios. Aí metem uma pedrinha ou pedacinho de madeira e untam-no com seus ungüentos. O pequeno buraco permanece então aberto. Quando os meninos crescem e se tornam capazes de trazer armas, fazem-lhes maior esse buraco. Enfia-se então no mesmo uma grande pedra verde".O que podemos depreender dessa citação é que o uso desse adorno correspondia a uma maneira de marcar socialmente a entrada do indivíduo homem na adolescência, período da vida comemorado em várias sociedades até hoje. Assim, o tembetá tinha um significado social à primeira vista difícil de perceber. Como o modo de viver e de se organizar não era parecido com o que os portugueses conheciam, os indígenas foram descritos como seres sem lei e sem rei, e isso sempre com referência aos valores europeus.

As casas eram dispostas em torno de um pátio - o local de festas -, formando uma aldeia. Algumas aldeias são descritas como tendo uma cerca de troncos enfileirados à sua volta, como forma de proteção contra os inimigos. As casas eram construídas de madeira e cobertas com folhas de palmeiras e, segundo alguns cronistas, duravam de seis a oito anos. Depois desse tempo, ocorria o deslocamento para uma nova aldeia, às vezes não muito longe da anterior. Essa mobilidade está de acordo com o tipo de agricultura praticada. Os índios derrubavam uma parte da floresta e colocavam fogo na área que seria plantada. Com o tempo`, a terra ia ficando fraca, havendo necessidade de mudança de local, para que o terreno pudesse descansar e recuperar a antiga fertilidade. A vida em equilíbrio com o ambiente era importante para garantir novas coletas e a produção dos alimentos necessários. Os materiais com que as aldeias eram construídas apodreciam com o tempo, em decorrência da umidade existente nas áreas tropicais.

Cada aldeia tinha um chefe principal. Mas não existiam diferenças entre o que as pessoas possuíam ou faziam. Havia apenas uma divisão de tarefas entre homens, mulheres e crianças. Esse tipo de sociedade igualitária era diferente da sociedade européia do século VI, na qual as pessoas tinham profissões, poderes, riquezas variadas, tal como hoje. O chefe da aldeia não tinha o poder de um rei, como os europeus conheciam. Ele trabalhava como os outros homens do grupo, e seu poder de liderança era exercido durante as reuniões, nos períodos de guerra ou em situações de calamidade.

Os tupis-guaranis viviam em constante guerra com seus inimigos, que eram todos aqueles que pertenciam a tribos diferentes. O motivo da guerra era a vingança. A guerra tinha a função social de manter obrigações definidas pela relação de parentesco. Fazia-se a guerra para vingar um ascendente que havia sido aprisionado. Mas o que causou grande espanto foi o costume dos índios de comer seus inimigos, a antropofagia.. Todas as ramificações da nação tupi praticavam o canibalismo. Em 1500, os europeus se espantaram com a belicosidade dos tupinambás, que habitavam a costa brasileira de São Paulo ao Ceará. Os índios, da família lingüística tupi-guarani moravam em aldeias de 2.000 habitantes, mantinham relações pacíficas entre si e faziam alianças para atacar outras aldeias.

O valor fundamental da sociedade tupinambá era predar o inimigo. Predação repetida sem fim. Eles viviam para guerrear. A lógica da guerra não era o extermínio e sim o cultivo da inimizade. O objetivo era valorizar-se apropriando-se das qualidades do oponente. O sacrifício honrava a vítima e o carrasco. A execução poderia demorar meses. O captor cedia sua casa ao cativo. Cedia também uma irmã, ou filha, como esposa. O preso circulava pela aldeia e era exibido aos vizinhos.

O padre Anchieta conta, em suas "Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões" , que viu um preso desafiar o algoz aos gritos: "Mata-me! Tens muito que te vingar de mim! Comi teu pai. Comi teu irmão! Comi teu filho! E meus irmãos vão me vingar e comer todos vocês". Comer o inimigo era afirmar potência. O canibalismo exprimia a força do predador, na sua capacidade máxima. Para eles, os seres potentes eram devoradores.

Em 1553, o alemão Hans Staden naufragou em Itanhaém, e ficou nove meses na aldeia do cacique Cunhambebe, na região de Mangaritiba, Rio de Janeiro. Ele mesmo participou de uma expedição de canoa até Bertioga, em São Paulo, para capturar inimigos. Mortos e feridos foram devorados no campo de batalha e durante a retirada. Os cativos foram levados para a aldeia, para que as mulheres pudessem participar do ritual antropofágico.

A catequese dos brancos acabou com esse canibalismo guerreiro. O ritual pertencia a uma cultura estável, que foi desestruturada até em grupos mais arredios. De acordo com análises do Museu Indígena de Monte-Mor na urna funerária que hoje se encontra exposta na Casa da Memória, os tupis (tronco familiar chave) habitavam todo o litoral paulista, desde a época do descobrimento e dos primeiros colonizadores, dadas as informações obtidas em escritos de José de Anchieta, Frei Gaspar, etc.

Os índios praticam o que chamamos de economia de subsistência. Esse tipo de economia consiste na exploração e administração dos recursos materiais de um território com o objetivo apenas de satisfazer as necessidades básicas de sobrevivência. Assim, não havia a preocupação de conseguir mais recursos do que aqueles realmente necessários, e cada aldeia era auto-suficiente. Esses grupos humanos viviam da agricultura, da coleta de frutos e plantas silvestres, de mariscos e ostras, além da caça e pesca. A mandioca era a base da alimentação em grande parte do litoral. Ao sul do Brasil, o milho representava o alimento mais importante. Os vários utensílios permitiram a execução das atividades de sobrevivência. As diferenças na realização das tarefas eram determinadas pelo sexo e pela idade. Os homens derrubavam árvores, abrindo clareiras, caçavam e pescavam. Preparavam objetos de pedra e madeira para a realização dessas tarefas. As mulheres plantavam, faziam cerâmica e cuidavam da preparação da mandioca, que era transformada em bebida e em farinha. Esse trabalho com a mandioca ainda hoje é executado no interior do Brasil. Consiste em ralar as raízes da mandioca, espremer a massa para extrair o suco do qual é feita a bebida fermentada. A massa é torrada e transformada em farinha ou bolos. A bebida feita de mandioca era chamada cauim e a do milho chicha. Nas grandes festas que se realizavam, tomava-se muita bebida.

Os índios faziam grandes vasilhas de cerâmica para o preparo das bebidas. Muitas vezes enterravam seus mortos dentro desses grandes vasos, que, reutilizados, eram transformados em urnas funerárias. Eles têm sido enterrados também em redes. Essas diferentes maneiras de sepultamento são variações culturais ligadas a épocas e regiões.

Os indígenas conheciam muito bem o seu território, o que foi de grande utilidade para os europeus. Somente a partir das suas informações é que os portugueses puderam confeccionar mapas de territórios recém-descoberto. Alem de caminhar muito, os índios eram bons navegadores e se deslocavam rapidamente por extensas regiões. Fabricavam canoas de grandes dimensões que carregavam uma grande quantidade de guerreiros. Assim, os índios chamados genericamente de tupis e guaranis eram os senhores de todo o litoral na época da chegada dos europeus. Os moradores mais antigos, cuja presença é evidenciada em sítios arqueológicos de toda a costa paulista, já tinham sido por eles expulsos para o interior; os tupis-guaranis tinham atingido esse modo de vida desde aproximadamente o ano 500 da nossa era - o que significa a sobrevivência dessa cultura por mil anos - até a chegada dos europeus.

A guerra constante entre as tribos e a inimizade entre os principais grupos foram aproveitadas pelos europeus. Assim, os portugueses ficaram amigos dos tupiniquins, que eram os grandes inimigos dos tamoios e dos tupinambás, os quais se tornaram aliados dos franceses, que tentavam invadir o domínio dos portugueses. No sul do país aconteceu a mesma coisa: os grupos tupis se associaram aos portugueses, e os guaranis aos espanhóis. Na época do descobrimento e colonização, a população indígena era calculada em 4,5 milhões no território brasileiro.

O elemento português no Brasil encontrou-se numa região de baixa densidade demográfica. Além de muitos imigrantes portugueses, estabeleceram-se também muitos colonos vindos dos Açores e das ilhas de Cabo Verde. Portugal teria na época dos descobrimentos, pouco mais de meio milhão de habitantes, vivendo do comércio, das especiarias asiáticas, com agricultura insuficiente e nenhuma indústria importante. As guerras, as epidemias, as misérias, a expulsão dos judeus e dos mouros, bem como excursões náuticas, haviam diminuído a população do país.

Uma das expedições mais importantes foi a realizada entre 1501 e 1502, comandada por Américo Vespúcio, um navegador italiano. Vespúcio foi enviado por D. Manoel, rei de Portugal, com a tarefa de percorrer os lugares visitados no ano anterior por Pedro Álvares Cabral e elaborar documentos contendo informações sobre as novas terras. Américo Vespúcio é um personagem ainda misterioso, sobre o qual não se sabe muito. Mas, ao que parece, foi em razão de suas cartas, nas quais contava as maravilhas e as coisas exóticas vistas nas novas terras, que estas receberam o nome de América. Essas cartas tiveram grande repercussão na Europa, na ocasião, e eram lidas como hoje se lê um livro de aventura. Em 15 de fevereiro de 1502, o navegador atinge a região de São Vicente, seguindo dias após para o rio Jordão, (Uruguai), lá chegando em 20 de março de 1502. primeira edição de uma das principais cartas foi publicada na cidade de Florença, em 1505. A colonização significaria a transferência de pessoas com espírito aventureiro, dispostas a deixar Portugal e a viver uma vida nova em terra desconhecida. Para motivá-las, era necessário valorizar e divulgar a nova terra; daí a importância das primeiras expedições organizadas por Américo Vespúcio. Pela leitura das cartas de Vespúcio fica-se sabendo que, em 1502, toda a costa brasileira já tinha sido reconhecida e demarcada pelos portugueses. Alguns portugueses ficaram no Brasil e, em certos lugares do litoral, foram feitas construções para facilitar a atividade dos navios que vinham buscar produtos para serem vendidos na Europa, principalmente madeira e certos tipos de animais. Essas construções foram chamadas de feitorias, como nos casos das propriedades de Pêro Corrêa, no Porto das Naus em São Vicente, hoje Japuí; e Itanhaém, às margens do rio Itanhaém, através de João Castelhano Rodrigues.

Nos primeiros encontros, a relação entre portugueses e índios era amistosa e baseada no interesse pela troca de mercadorias. As mercadorias européias eram dadas como forma de pagamento pelo trabalho indígena. Cortar e carregar madeira, ou animais, até os navios valia um chapéu, uma camisa ou uma ferramenta. A relação entre as duas culturas começou a mudar a partir do momento em que aumentou o interesse europeu pela exploração da nova terra e houve necessidade de mais trabalho indígena. Os índios, que antes se ofereciam para buscar madeira e se divertiam com a troca de mercadorias, passaram a ser obrigados pela força a realizar aquela tarefa.

O rei de Portugal, que, em 1530, era D. João III, começou a ficar preocupado com as repetidas visitas dos franceses, que agiam como se fossem donos da terra. Assim, levado pela preocupação de garantir o seu domínio, o governo português começou a mudar de atitude. Houve então a decisão de iniciar a colonização do Brasil, com a criação de povoados e vilas, além da construção de engenhos e fortes. Dessa vez, o objetivo era se estabelecer definitivamente e não apenas freqüentar a costa para trocar mercadorias. Para fazer isso de forma mais rápida, o rei dividiu a terra do Brasil em grandes territórios, a serem doados a homens da nobreza de Portugal que tivessem espírito de aventura, dinheiro e disposição para construir uma nova vida, além de estarem acompanhados de uma grande quantidade de marginais recolhidos na Europa. Essa divisão de terra foi feita ignorando-se as nações indígenas existentes em toda a extensão da costa brasileira. As grandes faixas de território se estendiam para o interior, ainda desconhecido dos portugueses. Foi um loteamento realizado a partir do litoral, sem considerar os habitantes nativos. Nesse momento ocorreu uma mudança radical na relação entre portugueses e índios, pois a terra passou a ser objeto de disputa e o trabalho indígena tornou-se obrigatório. Esse processo de mudança foi se intensificando conforme o grau de contato entre as duas culturas. Houve, assim, em um primeiro momento, a troca de mercadorias de baixo valor por madeira e outros produtos. Depois, as mesmas mercadorias passaram a ser dadas em pagamento ao trabalho realizado pelos índios, que foi se tornando cada vez mais intenso, e, finalmente, o trabalho indígena passou a ser obrigatório, já que necessário para a manutenção dos portugueses na nova terra. Essa mudança significou a substituição do escambo pela escravidão.

Os índios fugiram então para o interior, deixando suas antigas casas, para escapar dos trabalhos forçados e da situação de escravidão. Para se defenderem, começaram a ter com os portugueses uma relação de guerra, que tinha como objetivo a defesa do território.

Historia de Bertioga

Antes da chegada dos portugueses, Bertioga era habitada por índios da tribo tupi-guarani, que chamavam o local de “Buriquioca” (morada dos macacos).

Bertioga, como todo litoral paulista, possui vestígios da ocupação pré-histórica, comprovados pelos diversos depósitos de calcários existentes na região.

Esse tipo de sítio arqueológico, a que damos o nome da Sambaqui, constitui-se de grandes quantidades acumuladas de conchas de moluscos marinhos e terrestres, misturados com instrumentos de pedra e ossos e esqueletos ou parte de esqueletos humanos e de animais que representam testemunhos da cultura dos paleoamerídios do Brasil.

Da chegada de Pedro Álvares Cabral - em 1500 e após três décadas -, as poucas povoações em terras brasileiras eram as feitorias de embarque de pau-brasil. Bertioga foi visitada desde o início da colonização pelos portugueses, acredita-se que antes mesmo da fundação de São Vicente, primeira Vila do Brasil, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza.

Neste mesmo ano, João Ramalho teria vindo à cidade a fim de verificar a possibilidade de estabelecer no local uma fortificação para defender São Vicente dos ataques tamoios. Assim como em vários pontos da costa brasileira, aqui foram construídas as paliçadas de um fortim, tarefa atribuída a Diogo de Braga e seus filhos. Essa paliçada primitiva daria origem mais tarde – primeiro em 1531 e, após sua destruição, causada por um incêndio provocado por ataques indígenas, em 1547, quando foi transformado em alvenaria - ao que é hoje o cartão postal de Bertioga: o Forte São João.

A fortaleza, considerada a mais antiga ainda erguida no Brasil, é um patrimônio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1940.

Uma das figuras mais importantes para a história de Bertioga foi, sem dúvida, o artilheiro alemão Hans Staden, que, através de suas obras, deixou gravadas, além das várias observações a respeito da terra, fauna, flora e civilizações indígenas locais, importantes indicações sobre o desenvolvimento histórico do país no século XVI.

Hans Staden fez duas viagens ao Brasil. Na primeira, em 1547, foi nomeado condestável do Forte São Felipe que, juntamente com o Forte São João de Bertioga, era responsável pela defesa da Vila de São Vicente. Capturado pelos tupinambás, permaneceu prisioneiro entre eles por cerca de nove meses.
Foi também de Bertioga que, em 1565, Estácio de Sá e sua esquadra saíram para fundar a cidade do Rio de Janeiro.

Bertioga foi, até 1943, região livre e soberana. A história da dominação santista tem início em 1944, quando o então governador do Estado, Ademar de Barros, decretou a anexação de todo litoral norte a Santos.

Em 1946, a prefeitura de Santos elevou Bertioga à condição de sub-prefeitura. No fim da década de 70, o desenvolvimento da região intensificou-se, devido à abertura das estradas Mogi-Bertioga e Rio-Santos.

No dia 19 de maio de 1991, realizou-se o plebiscito que confirmaria a autonomia do Distrito, transformando-o num dos mais novos municípios paulistas.

Realizada a primeira eleição no dia 03 de outubro de 1992, Bertioga consolidava sua autonomia, elegendo seu primeiro prefeito.

Historia de Cubatão

Cubatão, historicamente, sempre teve um papel de destaque no cenário da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e da Nação.



Tendo como origem o sopé da Serra do Mar, a partir de onde jesuítas, comerciantes, tropas, autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o Planalto, Cubatão tornou-se essencialmente um lugar de passagem.

Primeiro, pelos caminhos das águas, partino do Porto das Naus, em São Vicente, e seguindo pelo Mar pequeno, Canal dos Barreiros, Largo do Pompeba, Rio Casqueiro, Largo do Caneú, Rio Cubatão, Rio Mogi e Rio Perequê.

Depois, à aventura de se alçar ao planalto, tiveram início os primeiros caminhos da serra. No começo, pela chamada trilha dos Tupiniquins, depois pelo Vale do Rio Perequê, chamado o caminho do Padre José e, finalmente, a Calçada do Lorena, mais à esquerda, a partir do Rio Cubatão.

O Porto Geral de Cubatão teve sua origem na primeira metade do século XVIII. Ao seu lado, desenvolveu-se um povoado, por muito tempo conhecido com essa denominação.

Em 1833 foi elevado à categoria de município e, em 1841, anexado ao município de Santos, mantendo-se praticamente estagnado, até a década de 1920, quando surgiram as obras da Usina da Light e da Companhia Santista de Papel. Após 1940 há um novo surto com a construção da Via Anchieta, culminando com a construção da Refinaria Presidente Bernardes, em 1949, e a Companhia Siderúrgica Paulista, em 1959.

Com a inauguração da Via Anchieta, o transporte rodoviário dinamizou o eixo de ligação entre São Paulo e a Baixada, tornando Cubatão um grande centro de passagem.

Cubatão foi emancipado a 1º de janeiro de 1949, ficando sob a administração da Prefeitura de Santos até o dia 9 de abril do mesmo ano, quando assumiu o seu primeiro Prefeito.

A cidade foi sendo transformada com o processo industrial sob a forma de grandes empreendimentos, fruto do surto industrial paulistano e investimentos federais. Nenhum plano orientou a instalação das indústrias, que foram se localizando ao sabor das vantagens imobiliárias ou de alguns pré-requisitos para seu funcionamento, perto ou longe do núcleo urbano, a favor ou contra os eventos, acarretando, ao longo dos anos, problemas sérios de poluição do ar, das águas e do solo.

Foram implantados um Pólo Petroquímico e um Parque Siderúrgico, ambos de cunho nacional, atraídos pela Petrobrás, que oferecia os seus derivados com preços compensatórios. Outros atrativos à instalação das industrias: boa localização pela proximidade com Porto e a capital do Estado, suficiente infra-estrutura com água e energia abundates.

De 1955 a 1975 foram implantadas e colocadas em funcionamento, 18 das 25 indústrias, que hoje compõem o Parque Industrial, quase todas situadas na região de Piaçaguera.

Duas das indústrias - Ultrafértil e Cosipa - possuem portos privativos, para recebimento e remessa de matérias primas e produtos acabados.

Fora o benefício da geração de empregos, a concentração de indústrias no mesmo território, trouxe resultados supreendentes, sob o ponto de vista financeiro e fortalecendo a capacidade tributária. A base de produção sustenta a maior parte da arrecadação tributária do município no ICMS, ficando para o IPTU, ISS e outros tributos diretos, uma pequena carga fiscal, se comparados com outros municípios da região da Baixada Santista.

HISTÓRIA DE SÃO VICENTE


A história da origem do nome de São Vicente começou há muito tempo, no ano 325, na cidade espanhola de Huesca, uma então Província de Saragoza. Lá nasceu o jovem Vicente, padre dedicado que se destacava por seu trabalho, tanto que o bispo de Saragoza, Valério, lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético.



Valério e Vicente enfrentavam, naquela época, o imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos na Espanha. Os dois acabaram sendo presos por um dos homens de confiança do imperador, Daciano, que baniu o bispo e condenou Vicente à tortura. O martírio sofrido por Vicente foi tão brutal, a ponto de surpreender os carrascos. Eles relataram a impressionante resistência do rapaz que, mesmo com gravetos de ferro entre as unhas e colocado sobre uma grelha de ferro para ser queimado aos poucos, não negou a fé cristã.

Ao final daquele dia 22 de janeiro, os carrascos decidiram matar-lhe com garfos de ferro, dilacerando-o completamente. Seu corpo foi jogado às aves de rapina. Os relatos dão conta de que uma delas, um corvo, espantava as outras aves, evitando a aproximação das demais. Os carrascos decidiram, então, jogá-lo ao mar.
O corpo de Vicente foi resgatado por cristãos, que o sepultaram em uma capela perto de Valência.




Depois, seus restos mortais foram levados à Abadia de Castes, na França, onde foram registrados milagres. Em seguida, foram levados para Lisboa, na Catedral da Sé, onde estão até hoje. Vicente foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro de São Vicente e de Lisboa. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele.
Por isso, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou aqui, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, chegou aqui exatamente 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532.




Ele foi enviado pela Coroa Portuguesa para constituir aqui a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.

História de Praia Grande



Todo lugar tem sua história, a cidade, suas ruas, bairros, caminhos, as pessoas. Clique nos links para conhecer um pouco da História de Praia Grande e de muitas pessoas que viveram e vivem nesta terra, produzindo, trabalhando, constituindo suas famílias, seus amigos, divertindo-se, sonhando...

Muitas pessoas chegaram, outras foram embora, mas todas deixaram e fizeram aqui um pouquinho de sua história. Essa história de todos é a memória de nossa cidade e que você também está construindo.
Se você mora no Forte, na Ocian, no Quietude, em Solemar ou em qualquer outro bairro de Praia Grande, esta cidade é sua, e para viver sua cidade é preciso conhecer sua história, participar, preservar, respeitar os espaços e as pessoas deste lugar, construir, refletir e transformar. Ser cidadão é exercitar essa cidadania.

Rio 2016


vamso lá galera ,vamos apoiar o nosso RIO de janeiro 2016

segunda-feira, 8 de junho de 2009


Depois de ganhar esse mundial sudafrica 2010 ,agora toca aos brasileir@s........

Vamos todos com o nosso BRASILLLLLLLLLLL

Campeonato 2009

Pra mais informação Visitar o site: Aqui

sexta-feira, 5 de junho de 2009

História de Santos





Lutas com piratas, manifestações pela independência, abolição e república são capítulos da história de Santos, que teve seu apogeu econômico na primeira metade do século XX, quando o café exportado pelo porto representava 50% do PIB nacional. Preservada em ruas, praças e edifícios caracterizados pela diversidade de estilos, que abrange desde o barroco ao contemporâneo, a importância dessa herança arquitetônica e cultural começou a ser reconhecida nos anos 80, com o tombamento de vários prédios. A partir de 1997, a Prefeitura Municipal desenvolveu o Programa de Revitalização do Centro Histórico, formatado em 2000 com o nome de Alegra Centro. Este objetiva restaurar e dar novo uso às edificações antigas, promovendo o turismo histórico-cultural e recriando um pólo de diversões no Centro, capaz de revigorar a atividade econômica. O surgimento de restaurantes, bares, discotecas e casas noturnas vem complementando o lazer que as atrações da praia oferecem aos turistas.

Por meio da regulamentação de um Corredor de Proteção Cultural (CPC), o programa estabelece incentivos para investimentos, infra-estrutura urbana e normas para a utilização de letreiros, placas e outros elementos que interfiram na fachada dos prédios. O proprietário que investir na recuperação do imóvel pode ganhar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)e do Imposto sobre Serviços (ISS) da obra. Outra vantagem está na Transferência de Potencial Construtivo, que concede, ao dono do imóvel antigo, a possibilidade de construir no Corredor de Desenvolvimento e Renovação Urbana (CDRU), situado em eixos estratégicos como a avenida Ana Costa. Como o proprietário pode negociar essa permissão com empreendedores imobiliários, a operação beneficia todas as partes. Paralelamente, a Prefeitura Municipal vem recuperando os edifícios públicos, no que é seguida pelo Estado, União e empresariado. A instalação da sede da 3ª Companhia da Polícia Militar, na Praça dos Andradas, aumentou a segurança na região.

Tunel



O negócio é tirar do papel. Espera-se que pelo menos as avenidas perimetrais comecem a ser construídas no ano que vem, já o túnel acho difícil começar antes de 2010.

Projeto do cais

Quase 10 anos depois de ter sido projetada, finalmente sairá do papel a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), terminal portuário do grupo capixaba Coimex. O empreendimento, que será construído na margem esquerda do estuário de Santos (litoral sul de São Paulo) obteve na semana passada licença ambiental concedida pelo Ibama. As obras e a aquisição dos equipamentos devem exigir investimentos de US$ 400 milhões até 2017.

Com a licença em mãos, a empresa pretende iniciar as obras do terminal entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2007, afirmou ao Valor Orlando Machado Junior, vice-presidente da Coimexpar, a holding responsável pela administração dos negócios do grupo.

O projeto, que ambiciona ser o maior complexo portuário de múltiplo uso do país, ocupará uma área de 800 mil metros quadrados, com um cais de 1,1 quilômetro de extensão. Abrigará também dois píeres, armazéns cobertos, estacionamento para carretas e pátios ferroviários. Permitirá a atração de navios de dimensões pós-Panamax (acima de 300 metros de comprimento).

A primeira etapa do Embraport deverá ficar pronta em três anos, com até 50% do conjunto total previsto. Quando estiver concluído, num período de cinco a sete anos, o terminal terá capacidade para movimentação anual de 1,2 milhão de contêineres, 200 mil veículos, 2 milhões de toneladas de granéis sólidos vegetais e até 5 milhões de metros cúbicos de granéis líquidos, principalmente álcool. Serão gerados cerca de um mil empregos diretos e outros 1,1 mil indiretos, de acordo com Machado.

"O terminal dará novo fôlego ao porto de Santos, que corre o risco de exaustão por conta da demanda crescente de movimentação de cargas", disse. O porto paulista é responsável hoje por 40% dos contêineres movimentados no Brasil.

A importância do Embraport vai além. De acordo com Machado, o novo empreendimento vai convergir com os futuros negócios do grupo, que investirá pesadamente na produção de açúcar e álcool para exportação para os Estados Unidos, maior importador do combustível brasileiro.

O grupo quer adquirir usinas no Brasil, em aliança com parceiros estratégicos. Pretende ainda construir no Caribe duas usinas de desidratação do álcool, a exemplo da unidade que possui na Jamaica, em parceria com a estatal local Petrojam. O local para a instalação das usinas ainda não foi definido.

Cada unidade nova deve custar entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões e levará cerca de dois anos para ser construída. A entrada em funcionamento dessas usinas deve coincidir com a conclusão da primeira fase do terminal em Santos.

Dos US$ 400 milhões previstos para o projeto, US$ 240 milhões deverão ser consumidos pelas obras civis e outros US$ 140 milhões empregados na compra de equipamentos, em sua maioria importados. A contratação de parte do maquinário deve ser iniciada já no ano que vem.

O Banco do Brasil é o responsável pela estruturação financeira do negócio. O grupo também deve requerer financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em outros organismos internacionais. O Embraport não deverá contar com parceiros estratégicos.

O grupo Coimex também acaba de concluir investimentos de R$ 10 milhões na estação aduaneira (porto seco) em Vitória (ES). Foram realizadas melhorias em sistemas de informática e construção de novas docas. Também estão sendo realizados aportes na Companhia Portuária Vila Velha (CPVV), também no Espírito Santo, para ampliar a capacidade de apoio logístico às plataformas da Petrobras.

No ano passado, o grupo Coimex teve faturamento bruto de cerca de R$ 2,15 bilhões, com lucro líquido de R$ 48 milhões. É um conglomerado que reúne uma dúzia de empresas das áreas de comércio exterior, logística, administração de consórcios, concessionárias de rodovias e participação em distribuição de energia na região Nordeste. Controla empresas como a Cisa Trading e a Tegma Gestão Logística. O colosso foi fundado há 58 anos pela família Coser e tem sede em Vitória.

Na verdade são dois projetos pra essa região, um de cada lado da Ilha Barnabé.

Na imagem abaixo dá pra entender melhor, a Barnabé é a ilha com tanques de armazenamento de líquidos perigosos, bem no meio. Do lado direito ficará o terminal Embraport e do lado esquerdo o complexo Barnabé-Bagres, que será praticamente um porto novo, com 50 novos berços de atracação. A colônia que você citou é a Ilha Diana, aquele pequeno núcleo de casinhas na parte superior direita da imagem, é uma das últimas comunidades caiçaras da Baixada, acho que não precisarão ser removidos, mas certamente serão afetados de alguma forma.
Ah, e aquela pista de pouso à direita é da Base Aérea de Santos, que pode se tornar aeroporto civil em breve.


Essa é uma ilustração do projeto Barnabé-Bagres, à esquerda como a área é hoje e à direita como ficará depois de pronto.

a baixada santista

Foi criada em 1996, a Região Metropolitana da Baixada Santista, como unidade regional do Estado de São Paulo, compreendida pelo agrupamento dos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Entre as cidades que fazem parte desta região (9), Santos tem naturalmente o maior destaque. Ela é assim: uma bela cidade com toda a infra-estrutura das grandes capitais e a tranqüilidade de refúgio litorâneo.

Isso significa que Santos é bom destino para todos. Quem quer descansar tem ao seu dispor, 7 quilômetros de praias, num mar calmo de baía, acompanhados pelo maior jardim urbano da orla marítima (Guiness Book of Records), além de contato direto com a natureza em parques e roteiros de ecoturismo. Uma metrópole à beira-mar. Para visitantes em busca de diversão Santos oferece movimentada vida noturna, com bares e restaurantes de cozinha internacional.



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